segunda-feira, 29 de abril de 2013


AUDIÊNCIA PÚBLICA NA AL VAI DISCUTIR RESGATE DA CULTURA NORDESTINA NO RN
A deputada estadual Márcia Maia (PSB-RN) promove no próximo dia 07 de maio, no plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, às 14 horas, uma audiência pública para tratar do resgate da cultura nordestina através dos festejos juninos no Rio Grande do Norte.
Não apenas no estado, mas em toda a região Nordeste, os festejos juninos acontecem nos meses de junho e julho com festivais de quadrilhas tradicionais, estilizadas e com arraiás de rua, evento que mobiliza os diversos seguimentos da sociedade para uma prática cultural que evidencia os artistas locais e valoriza a cultura popular.
Além dos representantes de grupos juninos da capital e de todas as regiões do estado, representantes de municípios e do Governo do RN também foram convidados para ampliar o debate em favor do incentivo à cultura popular nordestina.
“É necessário que o Governo do Estado apoie essas iniciativas de forma consistente para o fortalecimento da identidade cultural do nosso povo. A continuidade dessas atividades passa por esse apoio e, por isso, queremos trazer esta discussão para a Casa Legislativa a fim de encontrar alternativas com tal propósito”, afirmou a parlamentar pessebista.

PROTEÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA COPA DO MUNDO SERÁ DEBATIDA NA AL
Com a proximidade da Copa do Mundo, a ser realizada no próximo ano, a deputada estadual Márcia Maia voltou a destacar em pronunciamento na Assembléia Legislativa a necessidade de um reforço efetivo da rede de proteção contra a violência e exploração sexual a crianças e adolescentes. Na oportunidade, a parlamentar anunciou a realização de uma Audiência Pública com o tema “Copa Legal – O RN no Combate à Exploração Sexual”, no próximo dia 17 de maio. Um dia depois, é celebrado o Dia Nacional de Enfretamento e Combate a Exploração Sexual da Criança e Adolescente
"Os megaeventos, que incluem a Copa do Mundo e as Olimpíadas que irão ocorrer no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente, mobilizam as práticas de esporte, mas também as mais variadas práticas de violações de Direitos Humanos", explicou a deputada, presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembléia Legislativa.
Márcia apresentou dados de um estudo da fundação francesa Scelles que destacou o fato de as grandes competições internacionais permitirem às redes criminosas “aumentarem a oferta” de prostitutas. Na África do Sul, por exemplo, o número de prostitutas no país, estimado em 100 mil, aumentou em 40 mil pessoas durante a Copa do Mundo.
No ranking das denúncias recebidas pelo Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos, dos 50.833 relatos registrados entre janeiro e agosto de 2011, 1.739 foram provenientes do Rio Grande do Norte, colocando o Estado na 12ª colocação entre os que mais denunciaram. Quando o número de habitantes é levado em consideração, o Estado salta para a segunda colocação no ranking, atingindo a média de 57,70 denúncias para cada grupo de 100 mil habitantes.
"Infelizmente o turismo sexual, que inclui promoções de exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes, continua sendo um grave problema em Natal e em todo Estado. Um evento desta dimensão pode trazer conseqüências desastrosas no caso da exploração sexual de crianças e adolescentes. A rede de exploração sexual é articulada e conta com a colaboração que pessoas ligadas ao turismo para promover esta pratica criminosa.
Ciente do nosso compromisso, da proximidade da copa mundo e a necessidade da continuar o debate sobre as medidas de Prevenção à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente é de suma importância que esta Assembléia Legislativa seja intercessora em busca de soluções.

quarta-feira, 24 de abril de 2013


OS SOCIALISTAS CARNAUBAENSES SE REÚNEM MAIS UMA VEZ
Núcleo de base do PSB

A comunidade de Vila Nova recebeu nesta noite de quarta-feira 24/04 os socialistas dos núcleos de base, para discutir política partidária onde os assuntos abordados relacionados à conjuntura política; Municipal, Estadual e Nacional, o debate iniciou-se falando sobre os dois presidentes do PSB, Nelson Gregório e Luis Gonzaga Cavalcante, o palestrante Thiago Meira fez um rápido levantamento em obras já realizadas pelos os governos socialistas. Em seguida falou um pouco sobre a campanha de 2012, dando ênfase ao grupo da oposição, de que forma foi formado e os danos causados por esse grupo, encerrando chamando atenção que o grupo governista tem que continuar unido para galgar novos horizontes.

Em seguindo o debate ficou por conta do presidente do partido Luizinho que falou sobre o desgaste do Rio Grande do Norte, com atual gestão, para ele a candidata Rosa nem se quer irá concorrer à reeleição, Luizinho fez um balanço dos possíveis candidatos a governo do estado, e afirmou que a nossa ex governadora estar à disposição do partido para concorrer as eleições de 2014, não importa a que esfera, encerrou dizendo o quanto Carnaubais perdeu com o Governo do DEM.

O debate da noite foi concluído com vereador Thiago Cavalcante (PcdoB) mostrando aos participantes que o governo do PT, vem se fragilizando com abertura que vem dando ao PMDB, o vereador lembrou que o governo de Lula e Dilma nesses dez anos tiveram o apoio dos partidos de esquerda, e nesse processo é preciso muita cautela para se escolher um novo nome para governar o país, e encerrou dizendo que precisamos avaliar que estamos colocando na Assembléia e no Senado.
CRÉDITOS DAS IMAGENS GUTTIER MANCIO
ENCONTRO EM VILA NOVA

VICE PREFEITO JUNIOR E DR. THIAGO

VEREADOR THIAGO CAVALCANTE

LUCIANO MOURA PRESIDENTE DO PV

PRESIDENTE DO PSB LUIZINHO

SIMPATIZANTE DO PSB


WILMA RECEBEU PRESIDENTE DO PSB DE CARNAUBAIS PARA DISCUTIR CRESCIMENTO DO PARTIDO
Ao final da tarde de ontem a presidente estadual do PSB, recebeu o presidente do PSB de Carnaubais, prefeito Luizinho Cavalcante, e seu filho Mário Luiz, que a convidaram para o 17º Seminário Municipal do partido, que se realizará em 18 de maio na cidade. Na ocasião, discutiram sobre as estratégias para crescimento do país no RN, assim como os rumos que terá nas próximas eleições.
O correligionário aproveitou a oportunidade para informar sobre a segunda reunião com os núcleos de base do PSB localizados na Zona da Mata, no último domingo (21). O encontro, que aconteceu na sede do Núcleo da Esperança, recentemente implantado no Canto Comprido, contou com a presença de lideranças das comunidades de Carnaubal, Umbuzeiro, Ligação, Vassouras e Morada do Sol.
Postado por Luizinho Cavalcante 

segunda-feira, 22 de abril de 2013


ROSADO PEDE AGILIDADE À PETROBRAS NA DOAÇÃO DE POÇOS COM EVASÃO DE ÁGUA
Seca - 22/04/2013
 A deputada federal Sandra Rosado (PSB/RN) aproveitou o encontro realizado na semana passada com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, para sugerir que a empresa faça um mutirão de doação de poços tamponados com evasão de água a municípios que sofrem com as conseqüências da estiagem.
A parlamentar disse ser sabedora que dados apontam que a cada dez poços perfurados pela empresa,  pelo menos três são tidos como improdutivos. Em alguns destes o processo de perfuração chega a atingir o lençol freático, o que viabiliza a doação para vazão de água. “São poços aptos a receber a mecanização adequada para o bombeamento de água. Não podemos mais esperar”, enfatizou.
Na ocasião, Foster afirmou que a Petrobras já doou 40 poços para que os municípios o utilizem no abastecimento de água e outros 100 poços estão em processo de doação.
“Buscamos agilidade no procedimento de entrega. Nesse momento, a doação de um poço representa uma ação de utilidade pública. O nosso sertão tem sede e precisamos evitar um possível colapso”, argumentou Sandra Rosado.
PETROLEIROS— No que diz respeito à política de retração de investimentos no Rio Grande do Norte que teria sido adotada pela Petrobras, Sandra Rosado disse ter ficado satisfeita com o que ouviu da presidente Foster. "O que precisávamos saber ela nos disse: os empregos estão garantidos e com prazo para novas recontratações até 30 de abril. E o que também nos deixou aliviados, foi saber que o nosso petróleo ainda é de importante interesse comercial à Petrobras. É o nosso ouro negro, e precisamos defendê-lo até o fim. Sempre atentos e vigilantes", disse.  
Assessoria de Imprensa da deputada federal Sandra Rosado

NÚCLEOS DE BASE DO PSB LOCALIZADOS NA REGIÃO DA MATA SE REUNIRAM NESTE DOMINGO EM CANTO COMPRIDO

 Tendo a liderança do prefeito Luizinho Cavalcante representação dos Núcleos de Base do PSB, situados na zona da mata, cumpriram agenda de trabalho neste domingo debatendo problemas de ordem estatutária do Partido e preparando seus militantes pra participar do 17º Seminário Socialista do Município de Carnaubais no próximo 18 de Maio.
As comunidades de Carnaubal, Umbuzeiro, Ligação, Vassouras e Morada do Sol estiveram presente ao encontro realizado na sede do Núcleo da Esperança recentemente implantado no Canto Comprido.
A primeira pauta a ser explanada foi a Conjuntura Socialista Municipal pelo médico ortopedista Thiago Meira, destacando com bastante fundamentação o perfil socialista dos governos do PSB a nível de município. 
Elencou as mais importantes realizações do governo de Nelson Gregório, dando inicio a presença do PSB em Carnaubais, vindo a sigla mais adiante cair nas mãos do atual prefeito.
 Thiago Meira adicionou a grande obra administrativa que vem desenvolvendo Luizinho no município durante seus dois primeiros mandatos com o slogan Fazendo O Futuro. Finalizou falando da pretensão do governante do PSB municipal, realizar uma gestão mais avançada neste terceiro mandato, merecendo a denominação de "Mais Desenvolvimento", assim é a expectativa reinante nos seus seguidores.
Seqüenciando a discussão dos temas anteriormente previsto pra o encontro de hoje, fizemos a exposição da conjuntura estadual, vislumbrando o perfil  da prática socialista democrática do PSB, dentro de uma visão de esquerda.
  Esta postura ideológica foi iniciada por alguns nomes de relevante expressão política estadual, até chegar ao domínio da professora Vilma de Faria que preside a sigla em duas décadas no RN.
   A Líder do PSB estadual Vilma de Faria deu ao estado, uma feição administrativa em dois governos consecutivos, caracterizando o estilo de governar com políticas públicas voltadas para o bem da coletividade, tendo hoje um quadro de 4 deputados estaduais, 1 federal, quase uma vintena de prefeitos, outra boa parcela de vice prefeitos e uma bancada de vereador das mais substanciais do estado, sendo em Carnaubais a sigla com maior representatividade no legislativo.
 
Aproveitamos o ensejo pra mostrar que não existe paralelo nem comparativo entre o  governo socialista realizado por Vilma de Faria e Iberê Ferreira de Sousa com o escopo de gestão da democrata Rosalba Ciarlini.
Tanto no primeiro governo do PSB, quanto o segundo mandato, dá uma goleada no governo atual em todos os segmentos da estrutura funcional do RN. Estando hoje a guerreira Vilma de Faria, ocupando a vice prefeita de Natal, mas sendo o trunfo maior do PSB pra retomar o governo do estado, assim foi o que ficou amplamente discutido e questionado pelos membros do PSB Carnaubaense.
O presidente municipal do PSB, gestor Luizinho Cavalcante encerrou o ciclo de debate enfatizando a conjuntura nacional socialista.
Lembrou de nomes históricos do Pessebismo a nível de Brasil: João Mangabeira, Evandro Lins, Carlos Siqueira, Roberto Amaral, Miguel Arraes e outros de renomado trabalho nas diversas regiões do Pais.
Todavia sua maior expressividade ficou pra o atual governador de Pernambuco Eduardo Campos, homem público de visão modernizada, sendo visto como a grande estrela do socialismo democrático, agregando simpatia dos companheiros socialistas brasileiros, que depositam a esperança, confiança aliado ao desejo de vê-lo disputando a eleição presidencial.
O PSB de Carnaubais fez hoje o segundo encontro de uma série de 5 reuniões preparatórias, culminando evidências e discutindo proposições para o !7º seminário municipal que se realizará em 18 de maio em Carnaubais.
Nesta data esperamos contar com o maior número de filiados. Com certeza a trupe estadual estará presente e a grande expectativa é que a nacional esteja aqui representada.
FONTE DO BLOG DE ALUIZIO.
THIAGO MEIRA
PALESTRANTE SOBRE CONJUNTURA MUNICIPAL

MEMBROS DOS NUCLÉOS

LUIZINHO
PALESTRANTE CONJUNTURA NACIONAL

ALUIZIO LACERDA
PALESTRANTE SOBRE CONJUNTURA ESTADUAL

sexta-feira, 19 de abril de 2013

PROTESTO


ESTUDANTES PROMOVEM EM NATAL O DIA DO BASTA A CORRUPÇÃO NESTE SÁBADO
Um movimento social que se autoproclama apartidário nas redes sociais da internet, está mobilizando pessoas do país inteiro para aderirem ao Dia do Basta Contra à Corrupção. Para edição deste ano são mais de 75 cidades participantes que escolhem a partir de comitês locais de estudantes os dias 19, 20 e 21 de abril para realizarem suas respectivas manifestações.

Em Natal, o Dia do Basta vai ser iniciado a partir das 15h deste sábado, na avenida Salgado Filho, em frente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Durante a noite chuvosa desta sexta-feira (19), era possível ver estudantes exibindo uma faixa convocatória para o protesto em um das passarelas da BR-101, que ligas os shoppings Via Direta e Natal Shopping.

Na ocasião serão reivindicados o voto aberto Parlamentar, corrupção para crime hediondo, fim do Foro Privilegiado e posição contrária a Proposta de Emenda Constitucional 37 (PEC 37), apelidada pelo Ministério Público de "PEC da Impunidade".

O grupo que criou uma página em uma das redes sociais reivindica no site www.diadobasta.org o resgate da ética e da moralidade no Legislativo, Executivo e Judiciário brasileiros, em todos os níveis da administração pública, seja nacional, estadual ou municipal. Em outras palavras o movimento é a favor de um Brasil livre de impunidade, luta no combate a corrupção e a favor da educação.

WILMA DE FARIA DEFENDE UMA ALIANÇA ENTRE: PSB/PT/PSD E PDT PARA 2014

 
ex governadora do RN


A presidente estadual do PSB e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, avalia que não será candidata a governadora do Rio Grande do Norte. Pelo menos por ora, seu projeto continua sendo disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, onde o PSB potiguar tem apenas uma vaga, hoje ocupada pela deputada federal Sandra Rosado (PSB).

Wilma afirma que o ano é para recuperar Natal, já que ela e o prefeito Carlos Eduardo assumiram a cidade com deficiências agudas em diversos setores.

No plano da política, ela defende a união da oposição, afirmando que o seu desejo é que partidos como PSB, PT, PSD, PDT e outros estejam juntos e fortes para derrotar a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e os seus aliados em 2014.

“Precisamos cada vez mais dar vazão a uma oposição responsável no Rio Grande do Norte, uma oposição que soma e que não seja sistemática, mas que vise melhorar o Estado que está parado. A gente vai continuar nesta linha de responsabilidade”, defende a ex-governadora.
POSTADO POR MARCOS ANTONIO

PSB SE MOBILIZA CONTRA VOTAÇÃO NO SENADO DO PL QUE LIMITA NOVOS PARTIDOS

Divulgação     PSB - 19/04/2013
O PSB manterá na votação pelo Senado do PL 4470/12, o que limita direitos dos novos partidos políticos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda no rádio e tevê, a mesma posição que defendeu na Câmara dos Deputados, onde o projeto foi aprovado na última quinta-feira (17) por 240 votos a 30. Enquanto o líder do partido no Senado, senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), prepara um mandado de segurança para impedir no Supremo Tribunal Federal (STF) a votação na Casa, o presidente Nacional da sigla, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, reforça a análise de que a articulação para barrar a criação de novas legendas é um casuísmo e até uma agressão.

“O projeto é de uma incoerência muito grande, uma vez que todos os diretos foram assegurados ao recém-criado PSD, nessa mesma legislatura, e não há motivo para que o mesmo não seja feito com outros partidos que se encontrem em situação semelhante”, avaliou Campos. Segundo ele, o governo estimulou a criação do PSD porque interessava aumentar sua base aliada e, agora, tenta inibir a criação de partidos que seguirão outro caminho em 2014.

O líder Rodrigo Rollemberg vai ainda mais adiante: para ele, proibir a livre organização partidária é “abuso de poder legislativo e atentado à Constituição”. Ele lembra que, quando o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, criou o PSD, o Supremo Tribunal decidiu que os novos partidos teriam direito à parcela do tempo de propaganda na televisão e no rádio e aos recursos do Fundo Partidário correspondentes ao número de deputados que participassem da fundação. “A mudança das regras agora gera insegurança jurídica e cria uma diferença de tratamento entre partidos: são dois pesos e duas medidas”, comparou.

O senador informou que o mandado de segurança no STF será apresentado somente após o término da deliberação pela Câmara, que ainda precisa acabar de votar os destaques do PL 4470/12.

O texto do projeto estabelece que uma nova agremiação ou que seja fruto de fusões só terá direito a espaço para propaganda gratuita ou aos recursos públicos após eleger bancada federal.

STF –Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.430, em que avaliou o tema, o Supremo Tribunal Federal entendeu que o PSD, fundado em 2011, teria direito à distribuição dos dois terços do tempo da propaganda eleitoral porque não participou do pleito de 2010, portanto, não tinha nenhum parlamentar eleito nas últimas eleições até então - que é o critério utilizado para esse cálculo.

Segundo o STF, a Constituição Federal (no inciso II do § 2º do art. 47) assegura aos partidos novos, criados após a realização de eleições para a Câmara dos Deputados, o direito de acesso proporcional aos dois terços. Entretanto, o Tribunal considerou, no caso, somente a representação dos Deputados que migraram diretamente dos partidos pelos quais foram eleitos para a nova legenda, quando de sua criação.

Márcia Quadros - Assessoria de Imprensa do PSB Nacional

quinta-feira, 18 de abril de 2013


GOVERNO PRESSIONA E CÂMARA APROVA LEI QUE ASFIXIA PROJETOS DE CAMPOS E MARINA
Destaque do Estadão:
Sob pressão do Palácio do Planalto, a Câmara aprovou na noite dessa quarta-feira, 17, por 240 votos a favor, 30 contrários e 13 abstenções, o texto-base do projeto de lei que limita o acesso de novos partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda na TV e no rádio. O governo atuou fortemente nos bastidores pela aprovação da proposta. A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), telefonou para parlamentares e líderes cobrando a posição de partidos da base aliada. O Estado flagrou um desses telefonemas.

O resultado praticamente inviabiliza a candidatura da ex-ministra Marina Silva, que luta para formar seu novo partido, o Rede Sustentabilidade. E também atrapalha as pretensões do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pois quem migrar de legenda não poderá levar o tempo de TV.
Em minoria, os contrários à aprovação da proposta que inibe a criação de partidos fizeram de tudo para impedir a votação desde a noite de terça-feira. Com seguidas obstruções, eles conseguiram adiar a votação por quase 24 horas, mas sucumbiram diante da força dos partidos do governo, que contaram ainda com a ajuda do DEM. O projeto aprovado é de autoria do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP). “A forma de dar segurança institucional e jurídica é regular a questão. Quem mudar de partido não levará consigo os recursos do fundo nem o horário eleitoral”, disse Edinho.
Para o presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado Marcus Pestana, a aprovação do projeto foi “o Pacote de Abril do governo Dilma” – referência a um ato do ex-presidente Ernesto Geisel (1974-1979) que fechou o Congresso e baixou um pacote de medidas casuísticas em 1977. “A Justiça vai derrubar esse projeto, porque nessa legislatura o TSE estabeleceu que valem os direitos ao Fundo Partidário e ao tempo de TV. A história do PT está sendo definitivamente derrotada”, bradou o líder do MD (Mobilização Democrática), Rubens Bueno (PR).

O deputado Raul Henry (PMDB-PE) comparou o governo a figuras autoritárias do passado. “A pressão pode ser comparada à forma como agiam os defensores do nazismo de Hitler e do fascismo de Mussolini.” O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) definiu a manobra como “um casuísmo abjeto e safado para prejudicar Marina”. O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), rebateu: “Não estamos aqui orientados pelo Palácio do Planalto, mas por nossa história em defesa da democracia.”

DEPUTADA SANDRA SUGERE QUE PETROBRAS FAÇA MUTIRÃO DE DOAÇÕES DE POÇOS COMO ALTERNATIVA DE COMBATE À SECA
A deputada federal Sandra Rosado (PSB) aproveitou o encontro com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, para sugerir que a empresa faça um mutirão de doação de poços tamponados com evasão de água a municípios que sofrem com as consequências da estiagem.
Diante do pleito de Sandra Rosado, Graça Foster disse que estava desde já determinado o imediato cumprimento da sugestão. “Mais do que justo deputada. A diretoria fará um levantamento de todos os poços que estão em condições para serem doados de forma imediata”, disse ao receber o ofício 016/2013-CD/GAB650 das mãos da deputada.
Em sua solicitação, a parlamentar disse ser sabedora que dados apontam que a cada 10 (dez) poços perfurados pela empresa, pelo menos 3 (três) são tidos como improdutivos; e em alguns destes o processo de perfuração chega a atingir o lençol freático, o que viabiliza a doação para vazão de água. “Ou seja, são poços prontos para receberem a mecanização adequada para o bombeamento de água e esse é o momento. Não podemos mais esperar”, enfatizou Sandra Rosado.
Na ocasião, Graça Foster afirmou que a Petrobras já doou 40 poços para que os municípios o utilizem no abastecimento de água e outros 100 poços estão em processo de doação. “ Pois o que buscamos é a agilidade no procedimento de entrega. Nesse momento a doação de um poço representa uma ação de utilidade pública. O nosso sertão tem sede e precisamos evitar um possível colapso”, argumentou Sandra Rosado.

SOLIDARIEDADE


ROMÁRIO DÁ PONTAPÉ INICIAL NA PARTIDA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO HEMOFÍLICO
O deputado federal Romário (PSB-RJ) deu o pontapé inicial na partida de futebol realizada nesta quarta-feira (17), em comemoração ao Dia Nacional do Hemofílico. A disputa aconteceu entre o Time da Solidariedade, formado por diversos parlamentares, e o “ProfilaXYa”, que mostrou toda a habilidade dos hemofílicos bons de bola.
 Uma das bandeiras de Romário no Congresso é a luta por melhores condições aos portadores de qualquer enfermidade. Ele afirmou no evento que a luta pelos hemofílicos do Brasil também faz parte de suas ações como parlamentar. "Datas como essa são muito importantes para mobilizar a sociedade. Agradeço a oportunidade de participar dessa comemoração", disse o socialista.
 O jogo foi uma iniciativa da Associação dos Voluntários, Pesquisadores e Portadores de Coagulopatias (AJUDE-C) e aconteceu no Arena Futebol Clube, em Brasília. O objetivo da partida foi reunir pacientes hemofílicos, portadores de outras coagulopatias, familiares e demais interessados no assunto. Em clima de descontração, os participantes se divertiram ao som da bateria Furiosa do DF.

quarta-feira, 17 de abril de 2013


ENCONTRO DOS NÚCLEOS EM JENIPAPEIRO SUPERA EXPECTATIVA

O diretório do PSB de Carnaubais preparou uma agenda de encontros com os núcleos de base, com o objetivo de mobilizar todos os militantes para no dia 18 de maio realizar o XVII encontro dos núcleos.
A largada inicial aconteceu nesta noite de quarta-feira 17 de Abril do corrente ano, com uma boa participação popular, o debate tinha como tema conjuntura político municipal, estadual e federal foram vários assuntos abordado que enriqueceu o encontro, como eleições 2012, bancada de vereadores, quais os partidos vitoriosos, sucessão presidencial, investimentos do estado em nosso município, bolsa família, candidaturas ao governo estadual e etc.
Para o diretório municipal, o debate só estar começando e que a participação irá crescer a cada encontro. Estive presente o prefeito Luizinho, vereador Batista, vereador Thiago, presidente da câmara Junior Benevides, Dr. Thiago Meira, Dra. Rosa de Porto do Mangue, professores, colonos. O próximo encontro será domingo no Assentamento Canto Comprido.
encontro em Jenipapeiro

encontro em Jenipapeiro

encontro em jenipapeiro



terça-feira, 16 de abril de 2013


O PSB FAZ REUNIÃO DOS NÚCLEOS DE BASE NESTA QUARTA 17/04 EM JENIPAPEIRO


O PSB de Carnaubais continua sua articulação no município visando o XVII encontro dos núcleos de base 2013. Desta vez estar agendada a comunidade de jenipapeiro que vai receber vários companheiros militantes de outras comunidades para discutirem política. A discussão será em torno da política local, estadual e federal, a direção do partido espera uma boa participação dos convidados.


VEREADORES APROVAM FICHA LIMPA PARA CARGOS COMISSIONADOS EM NATAL

Elpídio Júnior/CMN

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram, na tarde desta terça-feira (16), o Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição de nomeação de servidores comissionados que forem enquadrados nos preceitos da Lei Complementar Federal nº. 135/2010, de 04 de junho de 2010, no âmbito do Município do Natal. O projeto é de autoria do vereador George Câmara (PC do B).

O projeto dispõe sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa aos cargos comissionados do executivo municipal, com o objetivo de moralizar a prestação do serviço público, segundo o propositor. “Esse projeto tem por objeto a ampliação da Lei da Ficha Limpa. Quem não pode fiscalizar as despesas não pode ordenar”, reforçou o vereador George Câmara. “A condenação ainda não definitiva no seu pleno já pode produzir efeitos, dando celeridade”, completou.

Os vereadores aprovaram também durante a sessão, a manutenção do veto ao Projeto de Lei nº. 82/2012, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2013, conforme mensagem nº. 04/2013. O projeto é de autoria da vereadora Júlia Arruda (PSB).

O veto, mantido com 22 votos favoráveis, se contrapõe a emenda que questionou os valores apresentados pelo executivo municipal na gestão 2012 para o Orçamento Geral do Município. “A vereadora entendeu naquele momento que o orçamento estava superestimado e deveria ter havido uma correção dos números ou apresentação de justificativa com base, por exemplo, na estimativa de arrecadação. No entanto, o orçamento da Prefeitura foi aprovado por esta casa e a emenda perdeu o sentido”, explicou o vereador Júlio Protásio, líder da base governista na CMN.

EDUARDO CAMPOS REÚNE-SE COM SENADORES DO BLOCO PTB-PR-PSC



O presidente Nacional do PSB, governador de Pernambuco Eduardo Campos, participou nesta terça-feira (16) de um almoço na liderança do PTB no Senado, a convite do senador pernambucano Armando Monteiro (PTB/PE). Acompanhado dos líderes do PSB no Congresso Nacional, senador Rodrigo Rollemberg (DF), e deputado Beto Albuquerque (RS), além da senadora socialista Lídice da Mata (BA), Eduardo Campos avaliou que o encontro com a bancada do bloco PTB-PR-PSC, composto por 14 senadores, foi uma oportunidade muito interessante de debate, especialmente neste momento em que estão na pauta do Senado vários assuntos referentes ao Pacto Federativo.

“Os senadores estão discutindo, por exemplo, o relatório do ICMS (o relatório do projeto de resolução que propõe e a unificação gradual das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para operações interestaduais, que está na Comissão de Assuntos Econômicos), alternativas para o pagamento das dívidas estaduais e municipais, o comércio eletrônico, enfim, um conjunto de temas muito importantes para que estados e municípios possam retomar o crescimento”, revelou. “Vi muito boa vontade dos senadores para encontrar a melhor solução para esses temas”.

Questionado pelos jornalistas sobre o acerto das medidas do Governo Federal para essa retomada do desenvolvimento, Eduardo Campos lembrou que o PSB vem apoiando as iniciativas da área econômica desde 2008, ainda no Governo Lula, tendo mantido o apoio no Governo Dilma. “Apoiamos porque consideramos importantes e necessárias todas as medidas que foram tomadas para combater o baixo crescimento econômico que vem se apresentando desde 2009, como as recentes isenções do IPI e facilidades de crédito para incentivo ao consumo”, ressaltou. “Mas agora é necessário voltar-se o foco para baixar a inflação”.

Para isso, apontou o presidente Nacional do PSB, é preciso animar os investimentos no país, tanto os públicos quanto privados, inclusive os internacionais. E, nesse contexto, acrescentou, é fundamental concluir os marcos regulatórios de setores estratégicos que estão em aberto, como o elétrico, o dos portos e o do petróleo e gás. “Complementando o tripé que defendemos, a política econômica também precisa, ao mesmo tempo, que o Governo cumpra a meta fiscal. E que faça tudo isso com toda a clareza, informando à população o que está fazendo e em nome de quê”.

Resumindo, Eduardo Campos defende que o importante no momento atual do país é ler o cenário externo, que é de séria crise econômica, dialogar com essa realidade e com a nossa interna e a partir dessa ponderação tomar as medidas necessárias. “Sempre com a principal diretriz na retomada do crescimento da economia brasileira”, concluiu.

Márcia Quadros - Assessoria de Imprensa do PSB Nacional PSB - 16/04/2013


PSB QUER EVITAR LIMITAÇÃO DE DIREITOS PARA NOVAS SIGLAS PARTIDÁRIAS

A proposta que limita direitos dos novos partidos políticos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda no rádio e tevê (PL nº 4.470/12) pode ser apreciada no Plenário da Câmara nesta terça-feira (16). O requerimento para a votação, em regime de urgência, está na pauta da reunião extraordinária, convocada para esta noite. A ideia é aprovar a proposta na Câmara e enviá-la ao Senado, para votação ainda amanhã.

Parlamentares criticam o empenho de lideranças de partidos maiores e do Governo Federal para aprovar a proposta. O governador de Pernambuco e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, classificou a articulação para barrar a criação de novas legendas como uma “agressão”.

O governador ressaltou, ainda, a incoerência que seria gerada, uma vez que todos os diretos foram assegurados ao recém-criado PSD e não há motivo para que o mesmo não seja feito com outros que se encontrem em situação semelhante.

O texto estabelece que uma nova agremiação ou que seja fruto de fusões só terá direito a espaço para propaganda gratuita ou aos recursos públicos, após eleger bancada federal. Para o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS), a medida deveria ser adotada somente a partir da próxima legislatura, pois impede o fortalecimento de novas forças políticas. “Não é correto limitar os direitos dos novos partidos, que possuem estrutura legítima dentro de um regime democrático.”

Representantes da REDE, sigla que está em processo de criação pela ex-senadora Marina Silva, afirmam que o interesse é eliminar "de forma casuística quem ameaça a reeleição do governo" e que é "um golpe contra a democracia”. Ao encontrar Marina nesta tarde, no Salão Verde da Câmara, Beto declarou apoio e o comprometimento do PSB em votar contra a matéria. “Estamos juntos para garantir a livre filiação partidária e que seja assegurado a ela o direito de criar um novo partido”, assegurou à ex-senadora.

FUSÃO – O projeto também prejudica os planos do PPS e do PMN, que acertam a fusão das duas legendas. Diante das manobras de votação da proposta, as siglas devem anunciar, já nesta quarta-feira (17),o acordo para formação do novo partido.

Na última semana, integrantes do PT e do PMDB articularam nos bastidores para aprovar o requerimento que acelerava a votação da matéria. A medida, tomada sem o conhecimento da maioria dos líderes partidários, não foi aceita pelo PSB, PSDB, PPS e PV. A proposta acabou não sendo aprovada.

“Na semana passada, conseguimos segurar o tratoraço, mas desta vez, infelizmente, é provável que consigam atropelar”, lamentou Beto ao falar da articulação existente em torno da aprovação do requerimento e da votação do mérito da proposta.
Tatyana Vendramini - Assessoria de imprensa da Liderança do PSB na Câmara